BRASILGÁS

BRASILGÁS

Aragom Modas

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO 11 TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS.

CONTATOS: (71) 99296-1175 (75) 99819-7823, 98124-9844 (Evódio), 99121-4433 e 98155-9060.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Estudos apontam relação de imunidade entre Zika e Dengue

Aedes aegypti é o transmissor da dengue, zika e também da chikungunya | Foto: Divulgação
Aedes aegypti é o transmissor da dengue, zika e também da chikungunya | Foto: Divulgação
Dois estudos liderados por pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (Ufba), divulgados em fevereiro, apontam que quem se cura da dengue tem chances de se tornar imune à zika e quem escapa da zika pode adquirir também imunidade à dengue. Mas os pesquisadores afirmam que ainda são necessários mais estudos para comprovar definitivamente a hipótese. 

De acordo com o G1, um dos artigos foi publicado na Science, que é uma revista científica internacional, sob o título “Impact of preexisting dengue immunity on Zika virus emergence in a dengue endemic region” (em tradução livre, Impacto da imunidade pré-existente à dengue na emergência do vírus zika numa região endêmica de dengue). 

Conforme a instituição, os estudos foram baseados em evidências a partir de coletas realizadas coletadas no bairro do Pau da Lima, na periferia de Salvador, foco do surto de zika registrado em 2015, e fazem parte do conjunto de pesquisas lideradas pela Ufba e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-BA). Zika e dengue são arboviroses transmitidas pelo mosquito aedes aegypti, ambas provocadas por vírus “primos”, do tipo flavivirus.

Do Portal NS

Nenhum comentário: