BRASILGÁS

BRASILGÁS

Aragom Modas

Lucas Chicabana

Lucas Chicabana
NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO 11 TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS.

CONTATOS: (71) 99296-1175 (75) 99819-7823, 98124-9844 (Evódio), 99121-4433 e 98155-9060.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Barrocas: Melhor chuva dos últimos anos, encheu tanques e açudes, a força da correnteza danificou estradas e derrubou árvores.

Estrada que Liga Barrocas a Lagoa da Cruz - Foto Rubenilson Nogueira
A noite da segunda-feira (3), foi marcada por uma forte chuva no município de Barrocas, o suficiente para encher tanques, açudes e até grandes barragens, e como resultado estradas vicinais foram interditadas por conta da força da correnteza. 

Há relatos de moradores dos quatro cantos do município, que passou longo período de estiagem: "Só na Copa de 90 teve uma enchente dessa, naquele ano não ficou tanque que não transbordou água" afirmou o agricultor Reginaldo Ferreira, morador do Povoado do Rosário.
Povoado de Minação
Minação: A represa de Minação, uma das maiores e mais importantes da zona rural de Barrocas e que atende várias famílias da região, recebeu água suficiente para encher, moradores acreditam na possibilidade de 'sangrar' caso a chuva caia na mesma proporção dos dias 1 e 3 de janeiro. Arvores caíram numa das ruas do povoado.
Reprodução Vídeo Koringa Lima
Jenipapo: A represa de Delicio no Genipapo, na região do povoado de Piriquito, transbordou em uma única chuva, morador da comunidade, conhecido como Koringa Lima comemorou: "Novamente teremos água por muitos anos, foi muita água mesmo. Com a chuva a água passou por cima da estrada" relatou em vídeo.
Reprodução Vídeo Koringa Lima
Periquito: Ainda segundo Koringa Lima, também na região do Periquito o açude de Zé de Barrocas encheu e transbordou com a chuva: "muita água numa única chuva, a correnteza levou a cerca com tudo, mas o povo está feliz porque estava precisando".
Acesso Alambique à Lagoa da Cruz ficou bloqueado por algumas horas
Alambique - Lagoa da Cruz: Uma das estradas mais danificadas teve a tubulação da rede de água danificada e o acesso interrompido por conta das grandes valas deixada pela enxurrada. 

Em áudio compartilhado num aplicativo de troca de mensagem, um morador relatou: "Estourou o sangrador do Alambique, o do Alto Alegre não passa, estourou aqui na baixa de Tatinha pra Lagoa da Cruz, não passa, o açude do Tanque Bonito estourou chega tá bonito". disse. Logo pela manhã Máquinas da Prefeitura Municipal foram deslocadas para recuperar os trechos e liberar o acesso para veículos.


Santa Rosa - Lagoa Redonda: Todos os reservatórios no acesso entre as duas comunidades transbordaram. A forte correnteza derrubou cerca de 100 metros de cerca de uma propriedade próximo a Lagoa Redonda, dois tanques na mesmo propriedade transbordaram.

Ouricuri: Na região do Passeio o açude recebeu grande volume da água, falta pouco para sangrar, transbordar. Após São Miguel, a barragem também esta no limite para jorrar água pelo sangrador. Já o rio no acesso para Lagoa da Cruz passou forte, por isso nas primeiras horas de hoje, foi impossível passar de carro ou moto.

Estrada Barrocas-Conceição do Coité: O ônibus escolar que transporta universitários da UNEB e FARESI,  enfrentou problemas com o acesso de Bandarrinha, distrito de Conceição de Coité ao povoado de Minação, zona rural de Barrocas. No retorno por volta das 23:00hs o riacho transbordou e a forte correnteza interrompeu a passagens do veículos, obrigando o ônibus a retornar para a BA-409 e levar os alunos por Serrinha até Barrocas.

Na sede a correnteza causou estragos no calçamento em vários pontos, principalmente na região do Açude Municipal, onde uma grande cratera se formou.
Cruzamento do trecho duplicado, na saída para o Alambique
@ Nossa Voz - Por Victor Santos / Colaborou Rubenilson Nogueira - Com fotos Reprodução

Nenhum comentário: