BRASILGÁS

BRASILGÁS

Aragom Modas

Lucas Chicabana

Lucas Chicabana
NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO 11 TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS.

CONTATOS: (71) 99296-1175 (75) 99819-7823, 98124-9844 (Evódio), 99121-4433 e 98155-9060.

quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Encontro das Brinquedotecas das Universidades Estaduais da Bahia promove reflexões sobre importância do brincar

Durante os dias 23, 24 e 25 de outubro, o Departamento de Educação (DEDC) do Campus XI da UNEB, em Serrinha, sediou o II Encontro de Brinquedotecas das Universidades Estaduais da Bahia.

O evento, que teve como objetivo promover reflexões sobre a importância do brincar, e de tornar o brinquedo um instrumento para a construção do pensamento crítico da criança.

A atividade reuniu coordenadores e representantes das Brinquedotecas que compõem a UNEB, além de colaboradoras da Brinquedoteca da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

O evento cumpre uma agenda de encontros anuais no sentido de socializar as demandas, produções e atividades realizadas, além de construir estratégias voltadas para as Brinquedotecas Universitárias Estaduais da Bahia, buscando uma melhor estruturação das políticas institucionais.

Formação do pensamento social

O II Encontro de Brinquedotecas recebeu a etnomusicóloga Lydia Hortélio. A educadora pontuou a falta de atenção à infância no Brasil como prejudicial ao futuro das crianças, “É importante entender que a criança precisa ter um tempo e um incentivo para brincar, pois a brincadeira serve para contribuir com a formação do pensamento social”.

O professor Marcos Teodorico (UFC) também participou da programação do evento. Em sua palestra, o docente destacou que todos devem ser coparticipes no processo de inclusão do brincar na vida das crianças. “O brincar pode ser um instrumento para a evolução da nossa própria humanidade”, afirmou.

O evento contou ainda com rodas de conversa sobre temas como Mapeamento das Brinquedotecas da UNEB: desafios, avanços e possibilidades, e Experiências Formativas e Metodológicas com o uso de Jogos Eletrônicos em Sala de Aula, além de atividades culturais, minicursos e apresentação de trabalhos.

O evento foi encerrado com Plenária Leitura, apreciação e aprovação do documento final dos GTs, que tem o formato de uma carta aberta contendo os encaminhamentos que buscam a ampliação da articulação e o fortalecimento das Brinquedotecas das Universidades Estaduais da Bahia, laboratórios ou outros espaços universitários de fomento à cultura lúdica, enquanto âmbito de formação e humanização das relações e contextos.
O evento foi uma realização da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), através do Gabinete da Reitoria, do Departamento de Educação XI – Serrinha, da Comissão de Articulação das Brinquedotecas da UNEB, da Brinquedoteca Universitária Paulo Freire (DEDC I) e Brinquedoteca Criação (DEDC XI), e contou com o apoio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAES), da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), dos grupos de pesquisa Formaci e Getel, Departamentos da UNEB, PARFOR – UNEB e da ASCOM UNEB.


Por Kenned Firmino

Nenhum comentário: