BRASILGÁS

BRASILGÁS

Aragom Modas

Lucas Chicabana

Lucas Chicabana
NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO 11 TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS.

CONTATOS: (71) 99296-1175 (75) 99819-7823, 98124-9844 (Evódio), 99121-4433 e 98155-9060.

segunda-feira, 25 de junho de 2018

Produtores baianos temem chegada de praga que pode dizimar plantações inteiras de cacau

Fotos: Mateus Pereira/ (Arquivo) Secom
Foto: Mateus Pereira/Arquivo/Secom
A possibilidade da chegada de um fungo às plantações de cacau preocupa produtores baianos. Segundo o Correio24horas, a monilíase, como a praga é conhecida, foi confirmada na Bolívia e o estado do Acre, no Brasil, já emitiu sinais de alerta. 

A situação da Bahia, por enquanto, é de atenção fitossanitária, e a qualquer momento pode ser decretado o estado de alerta, como afirmou Catarina Cotrim Mattos, coordenadora do Programa de Prevenção à Monilíase do Cacaueiro da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). Conforme especialistas, o fungo é propagado pelo vento e por pessoas que tiveram contato com o cacau afetado. 

Mesmo que as plantações com mais risco estejam no Norte, principalmente no Acre e no Pará, maior produtor nacional, a preocupação com os cacaueiros da Bahia aumenta. É nas indústrias de Ilhéus que se faz o beneficiamento de 96% do cacau produzido no Brasil. 

Catarina Mattos diz que caso não haja controle rigoroso, a monilíase pode dizimar toda a produção de cacau do estado. Em caso de defesa, as perdas podem girar em torno de 30%.

Do Portal NS

Nenhum comentário: