BRASILGÁS

BRASILGÁS

BERG ARAGOM NOVO

Lucas Chicabana

Lucas Chicabana
NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO 11 TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS.

CONTATOS: (71) 99296-1175 (75) 99819-7823, 98124-9844 (Evódio), 99121-4433 e 98155-9060.

quinta-feira, 7 de junho de 2018

Estudantes de São Domingos desenvolvem tecnologia social que beneficia comunidade onde vivem


Estudantes de São Domingos desenvolvem defumador artesanal feito a baixo custo, a partir do reaproveitamento de sucatas | Foto: Divulgação/ Secretaria Estadual de Educação
Estudantes de São Domingos desenvolvem defumador artesanal a partir do reaproveitamento de sucatas | Foto: Divulgação/ Secretaria Estadual de Educação
Um defumador artesanal feito a baixo custo, a partir do reaproveitamento de sucatas é uma das tecnologias sociais que estão sendo apresentadas pelos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica da rede estadual de ensino da Bahia, durante o XIX Encontro Internacional Virtual Educa – que está acontecendo no Centro Estadual de Educação Profissional, Formação e Eventos Isaías Alves (ICEIA), no Barbalho, em Salvador. 

acordo com a Secretaria da Educação do Estado, as tecnologias sociais  são desenvolvidos pelos estudantes como parte da formação profissional e que que trazem benefícios sociais às suas comunidades.

O defumador é um exemplo disto e foi feito no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) do Semiárido, no município de São Domingos, na região sisaleira do estado, onde Laís Ferreira, de 17 anos, e Alisson Araújo, 18, fazem o curso de Agropecuária. 

Com o Eco Defumador, explicam os estudantes, a carne pode ser defumada de uma maneira simples e acessível, sem uso de produtos químicos, ficando conservada por até dois meses. “É uma alegria estarmos aqui mostrando um projeto que a gente criou com o objetivo de promover a conservação dos alimentos e incentivar o desenvolvimento de novas tecnologias”, conta a estudante Laís.
Estudantes de São Domingos desenvolvem defumador artesanal a partir do reaproveitamento de sucatas | Foto: Divulgação/ Secretaria Estadual de Educação
Estudantes de São Domingos desenvolvem defumador artesanal a partir do reaproveitamento de sucatas | Foto: Divulgação/ Secretaria Estadual de Educação
O colega Alisson conta como construíram o defumador, sob a orientação da professora Ana Carolina Dohler Dias: “Confeccionamos um modelo de câmara defumadora produzido a partir do reaproveitamento de um arquivo de aço para pastas suspensas com quatro gavetas, que foram retiradas. Na parte superior do arquivo, fizemos uma abertura circular, funcionando como chaminé”, relata.

Em seguida, completa Laís, a queima da serragem para a produção do calor e fumaça foi realizada em uma lata reutilizada de tinta de 18 litros e, dentro, foram colocadas duas garrafas. “Assim, quando a lata estiver cheia de serragem seja visualizado um túnel em L. A serragem é colocada em volta das garrafas e é pressionada e umedecida com água. Depois, as garrafas são retiradas cuidadosamente e o queimador é aceso e colocado dentro do defumador”, detalha a aluna sobre a metodologia.
Notícias de Santaluz

Nenhum comentário: