BRASILGÁS

BRASILGÁS

BERG ARAGOM NOVO

Lucas Chicabana

Lucas Chicabana
NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO 11 TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS.

CONTATOS: (71) 99296-1175 (75) 99819-7823, 98124-9844 (Evódio), 99121-4433 e 98155-9060.

terça-feira, 6 de março de 2018

Operação Policial em Tucano nessa Segunda - Feira 05 de Março de 2018

Estrutura policial contendo duas viaturas da Rondesp, a Cipe Nordeste, além do reforço vindo do Batalhão de Euclides da Cunha e da Guarda Municipal assombrou a todos os munícipes presentes e também nas redes sociais. Os Leitores podem estar se perguntando: Operação de repressão ao tráfico de drogas, a quadrilha de assalto a banco, roubo de rebanhos na zona rural?  Roubo de cargas? A resposta é não!  

Todo esse efetivo foi mobilizado para garantir uma votação na Câmara Municipal de Vereadores, após duas tentativas realizadas  sem êxito do presidente da casa Vereador Ronaldo  Moura Dantas (Ronaldo Moto-Taxi), principalmente por conta da pressão popular que repudiou o teor do projeto que visa à desafetação e alienação de bens públicos, incluindo 24 lotes e o antigo Mercado Municipal localizado no coração da  cidade.


O clamor  popular pela não aprovação do projeto exposto em Audiência Pública não foi o bastante, vindo ontem a ser aprovado pela bancada de situação que compõem a maioria de dez vereadores. A sessão teve seu acesso restrito apenas a 100 pessoas que puderam participar com a distribuição de senhas, enquanto a multidão de aproximadamente 5.000 mil pessoas ficou do lado de fora sendo isolada por uma verdadeira operação de guerra dos órgãos repressores, que portavam armas de grosso calibre inapropriadas para situações de mobilizações populares. Alguns tumultos aconteceram, vindo alguns  policiais a agirem com spray de pimenta e força repressiva , entre os incidentes vieram um jovem e um professor a serem agredidos, tudo registrado pelos celulares dos populares que estavam presentes.

Após a votação e aprovação do projeto a população marchou pelas ruas da cidade aos gritos de "Fora Sérgio", "Fora Ronaldo”: respectivamente o Prefeito e o Presidente da Câmara,  a passeata pacífica saiu da Câmara e se dirigiu até a frente da casa do Prefeito acompanhada e monitorada pelas guarnições policiais. Sem sombra de dúvidas é a maior crise política da história de Tucano, a população antes passiva e conformada com a opressão da elite local e seus agentes políticos ontem soltou seu grito de alforria.

Quem presenciou o cenário provavelmente não esquecerá jamais o sabor doce da liberdade popular que nem o spray de pimenta pode inibir. Cabe agora o questionamento: Há ainda legitimidade popular à atual gestão?  Há legitimidade popular nos mandatos dos dez vereadores da bancada de situação?  Sabemos que legalmente sim, mas às ruas apontam para uma resposta negativa, a desaprovação e rejeição é pública e notória, o modus operandi truculento típico das antigas oligarquias e coronéis não resistirá ao poder e organização dos Movimentos Sociais e da sociedade civil organizada

O recado das ruas foi dado, cabe agora saber se os teoricamente " representantes do povo" terão sabedoria e ombridade para retroceder em suas práticas autoritárias e evitar o agravamento da crise política na cidade que a essa altura do campeonato já ganhou repercussão estadual. 

Caso o grupo político dominante mantenha a condução da gestão na mesma linha impositiva e atroz, a população não dá sinais de recuo. Quais serão as próximas medidas a serem tomadas? Aumentar ainda mais o efetivo policial?  Utilizar ainda mais a repressão física?  Criminalizar as lideranças sociais?  Perseguição política?  O momento exige cuidado, a história  os ensina que quanto maior a repressão maior a reação da classe trabalhadora, que está em seu direito de lutar para romper com o projeto de pauperização lhe imposto historicamente.

Movimento Popular Mobiliza Tucano/Fonte:Blog ÓiEu!)

Um comentário:

Unknown disse...

"O povo unido já mais será vendido"!! E o povo de Tucano-BA não vai desistir nunca, e vamos lutar contra esse parecer da câmera dos vereadores.