Prêmio Fama

Prêmio Fama

Lucas Chicabana

Lucas Chicabana

BERG ARAGOM NOVO

BRASILGÁS

BRASILGÁS

Banner do Futsal Barbarense

Banner do Futsal Barbarense

Entec Informática

Entec Informática

Robério Transportes

Robério Transportes
NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO 11 TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS.

CONTATOS: (71) 99296-1175 (75) 99819-7823, 98124-9844 (Evódio), 99121-4433 e 98155-9060.

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Nuvem colorida impressiona moradores de Ribeirão Claro, no norte do Paraná

O vendedor autônomo André Luiz Nassif, de Ribeirão Claro, no norte do Paraná, filmou e fotografou uma nuvem colorida no céu da cidade no domingo (28/01). Segundo ele, o fenômeno durou cerca de 30 minutos, e depois se dispersou.
“Foi muito bonito. Nunca vi algo parecido. O pessoal que estava em um restaurante chegou a parar de comer e saiu para ver”, conta. Nassif estava trabalhando em uma fazenda que atende turistas que vão até a região para conhecer o Morro do Gavião.
Nassif relata que o clima estava bem quente naquele dia. Segundo o vendedor, logo depois da nuvem colorida surgir no céu, ocorreu uma pancada de chuva e voltou a fazer sol.
Explicação
O Somar Meteorologia explicou que o fenômeno meteorológico é chamado de irisação, e ocorre devido à decomposição da luz solar em sete cores do arco-íris. Isso se dá porque a luz incide em cristais de gelo da nuvem ou de partículas na atmosfera.
Há uma dispersão de luz solar na atmosfera, e em alguns momentos do dia, o ângulo entre o sol e o horizonte é inferior a 10%, e deste modo a luz do sol apresenta tais cores.
O Somar detalha ainda que no caso do flagra em Ribeirão Claro há a presença de nuvens do tipo cirrocumulus (ficam a acima dos seis quilômetros de altura) e de nuvens altocumulus (presente entre dois e quatro quilômetros de altura). Esses tipos de nuvens estão, geralmente, relacionados com a ocorrência de irisação. Também são conhecidas como nuvem iridescente.
Do Portal CN

Nenhum comentário: