Prêmio Fama

Prêmio Fama

Lucas Chicabana

Lucas Chicabana

BERG ARAGOM NOVO

BRASILGÁS

BRASILGÁS

Banner do Futsal Barbarense

Banner do Futsal Barbarense

Entec Informática

Entec Informática

Robério Transportes

Robério Transportes
NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO 11 TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS.

CONTATOS: (71) 99296-1175 (75) 99819-7823, 98124-9844 (Evódio), 99121-4433 e 98155-9060.

terça-feira, 18 de julho de 2017

Palestrante Paulo Suassuna participa de Seminário organizado pela Prefeitura de Serrinha


Na última sexta-feira (14) foi realizado, na AABB de Serrinha, o Seminário Novas Tecnologias Para Conviver com a Seca, onde o maior especialista em palma forrageira do Brasil, o engenheiro agrônomo Paulo Suassuna, reconhecido internacionalmente pelos seus trabalhos com a planta, proferiu a palestra “A Tecnologia do Cultivo da Palma Aplicada nas Pequenas Propriedades Rurais do Semiárido Brasileiro” e a oficina “Fundamentos da Tecnologia do Cultivo Intensivo da Palma”. 

O Seminário foi organizado pela Prefeitura Municipal de Serrinha, através das Secretarias de Agricultura, Desenvolvimento Econômico (SEDESP) e Assistência Social, em parceria com o SEBRAE, SENAR, ASCOOB Sisal, CDL Serrinha, COOPAFS Serrinha, Sindicato dos trabalhadores Rurais (SINTRAF), Sindicato Patronal Rural, APAEB e CACRES.

O evento foi um grande sucesso e contou com um público de mais de 400 participantes composto por moradores de diversas comunidades do município e de cidades vizinhas, além de alunos do IFBaiano (Campus Serrinha) que compõe diversos cursos para a área agropecuária.

O Seminário faz parte do programa Serrinha Empreende e tem como foco discutir estratégias para fomentar o empreendedorismo, contou com a presença da primeira-dama Marcele Lima, do Vice-Prefeito Berg da Aragom, do Secretário de Agricultura Silvaney Santiago, do Secretário da SEDESP, Giovanni Queiroz, e da Secretária de Assistência Social, Adriana Mello. Além desses, também participaram do evento o coordenador do SEBRAE, Eberval dos Santos; o coordenador do SENAR, Leonardo Rocha; o diretor do ASCOOB SISAL, Antônio Cláudio Oliveira; a diretora da COOPAFS SERRINHA, Gildete Pereira; a diretora do SINTRAF, Maria Zilda Oliveira; o diretor do SINDICATO PATRONAL, Josenaldo Luiz Ferreira Silva; a diretora da APAEB, Ivoneide Santos; o diretor do CACRES, Manoel Cruz; e, também, os agentes de desenvolvimento do município e vereadores, que expressaram a importância da realização do Seminário, principalmente para a nossa localidade, onde a convivência com a seca é um desafio diário para os agricultores.

Por meio de uma palestra didática, repleta de sacadas inteligentes e divertidas e com o uso de uma linguagem simples e leve, Paulo Suassuna prendeu a atenção de todos, ao descrever a história de como a palma chegou ao Brasil e de como foi desenvolvida a técnica do seu cultivo intensivo. O palestrante salientou que a palma é uma excelente oportunidade de renda aos agricultores de pequenas propriedades rurais, principalmente do semiárido, por ser uma planta resistente e adequada à nossa região, precisando apenas de atenção e uso apropriado das técnicas de plantio. 

Por fim, foi realizada a oficina por meio da qual Paulo Suassuna demonstrou, na prática, a sua técnica, a exemplo de como preparar o solo, como devem ser feitos os sulcos, o espaçamento entre as raquetes, a adubação, a sua disposição em relação ao sol até o seu corte e replantio, deixando em todos os presentes a semente do conhecimento para empreender em sua propriedade e gerar os frutos do sucesso de seu esforço e trabalho.









 SECOMS.

Nenhum comentário: