BERG ARAGOM NOVO

BRASILGÁS

BRASILGÁS

Entec Informática

Entec Informática

Robério Transportes

Robério Transportes
NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO 11 TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS.

CONTATOS: (71) 99296-1175 (75) 99819-7823, 98124-9844 (Evódio), 99121-4433 e 98155-9060.

terça-feira, 18 de julho de 2017

Palestrante Paulo Suassuna participa de Seminário organizado pela Prefeitura de Serrinha


Na última sexta-feira (14) foi realizado, na AABB de Serrinha, o Seminário Novas Tecnologias Para Conviver com a Seca, onde o maior especialista em palma forrageira do Brasil, o engenheiro agrônomo Paulo Suassuna, reconhecido internacionalmente pelos seus trabalhos com a planta, proferiu a palestra “A Tecnologia do Cultivo da Palma Aplicada nas Pequenas Propriedades Rurais do Semiárido Brasileiro” e a oficina “Fundamentos da Tecnologia do Cultivo Intensivo da Palma”. 

O Seminário foi organizado pela Prefeitura Municipal de Serrinha, através das Secretarias de Agricultura, Desenvolvimento Econômico (SEDESP) e Assistência Social, em parceria com o SEBRAE, SENAR, ASCOOB Sisal, CDL Serrinha, COOPAFS Serrinha, Sindicato dos trabalhadores Rurais (SINTRAF), Sindicato Patronal Rural, APAEB e CACRES.

O evento foi um grande sucesso e contou com um público de mais de 400 participantes composto por moradores de diversas comunidades do município e de cidades vizinhas, além de alunos do IFBaiano (Campus Serrinha) que compõe diversos cursos para a área agropecuária.

O Seminário faz parte do programa Serrinha Empreende e tem como foco discutir estratégias para fomentar o empreendedorismo, contou com a presença da primeira-dama Marcele Lima, do Vice-Prefeito Berg da Aragom, do Secretário de Agricultura Silvaney Santiago, do Secretário da SEDESP, Giovanni Queiroz, e da Secretária de Assistência Social, Adriana Mello. Além desses, também participaram do evento o coordenador do SEBRAE, Eberval dos Santos; o coordenador do SENAR, Leonardo Rocha; o diretor do ASCOOB SISAL, Antônio Cláudio Oliveira; a diretora da COOPAFS SERRINHA, Gildete Pereira; a diretora do SINTRAF, Maria Zilda Oliveira; o diretor do SINDICATO PATRONAL, Josenaldo Luiz Ferreira Silva; a diretora da APAEB, Ivoneide Santos; o diretor do CACRES, Manoel Cruz; e, também, os agentes de desenvolvimento do município e vereadores, que expressaram a importância da realização do Seminário, principalmente para a nossa localidade, onde a convivência com a seca é um desafio diário para os agricultores.

Por meio de uma palestra didática, repleta de sacadas inteligentes e divertidas e com o uso de uma linguagem simples e leve, Paulo Suassuna prendeu a atenção de todos, ao descrever a história de como a palma chegou ao Brasil e de como foi desenvolvida a técnica do seu cultivo intensivo. O palestrante salientou que a palma é uma excelente oportunidade de renda aos agricultores de pequenas propriedades rurais, principalmente do semiárido, por ser uma planta resistente e adequada à nossa região, precisando apenas de atenção e uso apropriado das técnicas de plantio. 

Por fim, foi realizada a oficina por meio da qual Paulo Suassuna demonstrou, na prática, a sua técnica, a exemplo de como preparar o solo, como devem ser feitos os sulcos, o espaçamento entre as raquetes, a adubação, a sua disposição em relação ao sol até o seu corte e replantio, deixando em todos os presentes a semente do conhecimento para empreender em sua propriedade e gerar os frutos do sucesso de seu esforço e trabalho.









 SECOMS.

Nenhum comentário: