Prêmio Fama

Prêmio Fama

Lucas Chicabana

Lucas Chicabana

BERG ARAGOM NOVO

BRASILGÁS

BRASILGÁS

Banner do Futsal Barbarense

Banner do Futsal Barbarense

Entec Informática

Entec Informática

Robério Transportes

Robério Transportes
NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO 11 TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS.

CONTATOS: (71) 99296-1175 (75) 99819-7823, 98124-9844 (Evódio), 99121-4433 e 98155-9060.

segunda-feira, 3 de julho de 2017

Novo lançamento de O curioso destino de Rita Quebra-Cama movimenta Serrinha

Contagem regressiva para o lançamento de O curioso destino de Rita Quebra-Cama em Serrinha, terra natal de Ricardo Ishmael.

Familiares, amigos e conterrâneos de Ricardo Ishmael, apresentador do Jornal da Manhã da Rede Bahia de Televisão, finalmente terão a oportunidade de conhecer os “mistérios” de Rita Quebra-Cama. É que o primeiro livro do jornalista, O curioso destino de Rita Quebra-Cama e outros contos, vai ser lançado na próxima sexta-feira (07/07), em Serrinha, cidade natal de Ricardo. Será no Shopping Serrinha, a partir das 17h, e vai contar com a presença de alunos de escolas públicas e particulares, autoridades e artistas locais. Na ocasião, os leitores também poderão participar de um bate-papo com o autor, que falará sobre o processo de criação do livro e responderá às perguntas da plateia, e de um talk show com um cantor regional.

O evento acontece apenas dois meses após o lançamento oficial do livro, em maio, no Teatro Castro Alves, em Salvador. Naquela ocasião, dezenas de pessoas enfrentaram fila para prestigiar o autor, que fez questão de autografar todos os exemplares. “O lançamento em Salvador foi lindo, mas o de Serrinha será ainda mais especial. Esperei ansiosamente por esse momento. Estar em minha cidade, ao lado dos meus conterrâneos, amigos, colegas da infância e da época da escola, lançando o meu primeiro livro, será de uma emoção sem explicação” – disse o escritor.

A emoção faz sentido. Afinal, o livro nasceu em Serrinha quando Ricardo ainda era criança. Ele conta que foi num antigo bar da mãe dele, Dona Petinha, que ouviu falar em Rita Quebra-Cama pela primeira vez. “Eu tinha sete anos de idade. Me escondia embaixo do balcão para ouvir as histórias dos clientes do bar. Eles chegavam, bebiam uma dose de pinga e contavam seus ‘causos’. E foi de um desses clientes, há quase 30 anos, que ouvi esse nome de guerra tão sonoro e tão misterioso, que me acompanhou até aqui” – completa. Depois de quase três décadas, o livro foi escrito. A redação levou, apenas, 45 dias. A obra reúne sete contos de ficção, todos eles ambientados no sertão nordestino. “Rita Quebra-Cama é um dos contos, o conto que dá título ao livro, mas as outras histórias também trazem esse universo sertanejo, essa atmosfera onde nasci e me crie” – acrescentou Ricardo.

Embora se passe no sertão, o livro não trata, especificamente, desse lugar. Ele aparece como um “pano de fundo”, o cenário em que as histórias se desenrolam. Em verdade, são narrativas sobre pessoas, mulheres e homens que vivem nesse tempo-espaço chamado sertão. Mas são narrativas universais, uma vez que se debruçam sobre questões humanas mais amplas: amores e ódios, desejos e frustrações, lutas por poder, terras, dinheiro, além das lendas que povoam o imaginário de todo brasileiro. O autor destaca ainda: “Apesar de curtos, os contos são fortes, densos, intensos; há muita velocidade nas ações, profundamente marcadas pelos dramas.”

O curioso destino de Rita Quebra-Cama e outros contos é um lançamento da Solisluna Editora. As ilustrações da capa e dos sete contos foram feitas por Juraci Dórea, artista baiano conhecido internacionalmente pelo trabalho que desenvolve com fotografias e xilogravuras. O prefácio é assinado pelo jornalista e diretor de jornalismo da Rede Bahia de Televisão, Roberto Appel. Já os textos da contracapa e da orelha são do poeta e cantador Xangai e da poetisa Mabel Velloso, respectivamente.


E depois do evento em Serrinha, a agenda de lançamentos do livro segue por outros locais. No dia 11/07, será a vez da Livraria Cultura do Salvador Shopping, na capital baiana, a partir das 19h. Já no dia 14/07, o autor fará um lançamento fechado para os colegas de trabalho na sede da Rede Bahia de Televisão, no bairro da Federação, também em Salvador. Outros eventos estão sendo organizados até o fim do ano. Até lá, os interessados no lançamento de O curioso destino de Rita Quebra-Cama deverão entrar em contato com a Solisluna Editora através do e-mail valeria@solislunadesign.com.br ou do telefone (71) 3024-1047.

Nenhum comentário: