BRASILGÁS

BRASILGÁS

Entec Informática

Entec Informática

Robério Transportes

Robério Transportes
NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO 11 TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS.

CONTATOS: (71) 99296-1175 (75) 99819-7823, 98124-9844 (Evódio), 99121-4433 e 98155-9060.

sábado, 15 de abril de 2017

Semana Santa em Serrinha, uma tradição de fé, reflexão e amor!

O deputado Gika Lopes celebra desde criança os ritos litúrgicos da Semana Santa, uma tradição religiosa passada por gerações que celebra a Paixão, a Morte e a ressurreição de Jesus Cristo. “Minha família sempre foi praticante na igreja, foi com meus pais que aprendi que a  em Deus e o amor ao próximo são as únicas fontes da verdadeira riqueza” afirma o parlamentar. 

A programação da Semana Santa se inicia no Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e termina com a ressurreição de Jesus, que ocorre no domingo de Páscoa.

O ponto alto da Semana Santa em Serrinha é na quinta-feira santa, a partir das 19h a Igreja celebra a ceia do Senhor em alusão à última ceia entre Jesus Cristo e os 12 discípulos, antes da crucificação. Depois, acontece a missa do lava pés no interior da Catedral Nossa Senhora Santana que fica repleta de devotos, reunidos em oração.

PROCISSÃO DO FOGARÉU

Em seguida tem início a Procissão de Fogaréu, uma das manifestações religiosas mais esperadas da Semana Santa em Serrinha, a Procissão acontece desde 1930, com tochas de papel acesas por velas, os fiéis percorrem as ruas da cidade até a Colina Sagrada, e é neste ponto, que se pode ter a dimensão da multidão que forma um tapete humano de luzes.

PATRIMÔNIO IMATERIAL

No mesmo ano em que a Semana Santa de Serrinha celebra 87 anos de tradição, a Procissão do Fogaréu poderá ser reconhecida como Patrimônio Imaterial do Estado, o Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia (IPAC), que esteve no ano de 2014 presenciando as celebrações para a elaboração do Plano de Salvaguarda da Procissão do Fogaréu, divulgou no Diário Oficial, uma notificação pública indicando que estão terminados os estudos e os dossiês que serão submetidos ao Conselho de Cultura do Estado da Bahia, salvaguardando a Procissão como Patrimônio Imaterial do Estado.

O deputado Gika, diz estar bastante esperançoso “ontem à noite conferimos mais um espetáculo de fé, luz e tradição, a procissão do fogaréu é um momento único de devoção, por isso, estamos na luta pelo seu reconhecimento como Patrimônio Imaterial da Bahia”, ressalta o deputado Gika.

VIA-SACRA AO MONTE GUARANI

Outra tradição bastante esperada pelos serrinhenses e turistas é a subida ao monte Guarani para a Via-sacra, na sexta-feira Santa, às 06 da manhã, milhares de fies sobem ao Monte em penitência, ao chegar ao alto, de onde se tem a vista de toda a cidade, está o Cruzeiro, onde os fiéis acendem velas e fazem suas orações. 


Da Assessoria de Comunicação do Deputado estadual Gika Lopes (PT)

Nenhum comentário: