Prêmio Fama

Prêmio Fama

Lucas Chicabana

Lucas Chicabana

BERG ARAGOM NOVO

BRASILGÁS

BRASILGÁS

Banner do Futsal Barbarense

Banner do Futsal Barbarense

Entec Informática

Entec Informática

Robério Transportes

Robério Transportes
NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO 11 TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS.

CONTATOS: (71) 99296-1175 (75) 99819-7823, 98124-9844 (Evódio), 99121-4433 e 98155-9060.

sábado, 15 de abril de 2017

Semana Santa em Serrinha, uma tradição de fé, reflexão e amor!

O deputado Gika Lopes celebra desde criança os ritos litúrgicos da Semana Santa, uma tradição religiosa passada por gerações que celebra a Paixão, a Morte e a ressurreição de Jesus Cristo. “Minha família sempre foi praticante na igreja, foi com meus pais que aprendi que a  em Deus e o amor ao próximo são as únicas fontes da verdadeira riqueza” afirma o parlamentar. 

A programação da Semana Santa se inicia no Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e termina com a ressurreição de Jesus, que ocorre no domingo de Páscoa.

O ponto alto da Semana Santa em Serrinha é na quinta-feira santa, a partir das 19h a Igreja celebra a ceia do Senhor em alusão à última ceia entre Jesus Cristo e os 12 discípulos, antes da crucificação. Depois, acontece a missa do lava pés no interior da Catedral Nossa Senhora Santana que fica repleta de devotos, reunidos em oração.

PROCISSÃO DO FOGARÉU

Em seguida tem início a Procissão de Fogaréu, uma das manifestações religiosas mais esperadas da Semana Santa em Serrinha, a Procissão acontece desde 1930, com tochas de papel acesas por velas, os fiéis percorrem as ruas da cidade até a Colina Sagrada, e é neste ponto, que se pode ter a dimensão da multidão que forma um tapete humano de luzes.

PATRIMÔNIO IMATERIAL

No mesmo ano em que a Semana Santa de Serrinha celebra 87 anos de tradição, a Procissão do Fogaréu poderá ser reconhecida como Patrimônio Imaterial do Estado, o Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia (IPAC), que esteve no ano de 2014 presenciando as celebrações para a elaboração do Plano de Salvaguarda da Procissão do Fogaréu, divulgou no Diário Oficial, uma notificação pública indicando que estão terminados os estudos e os dossiês que serão submetidos ao Conselho de Cultura do Estado da Bahia, salvaguardando a Procissão como Patrimônio Imaterial do Estado.

O deputado Gika, diz estar bastante esperançoso “ontem à noite conferimos mais um espetáculo de fé, luz e tradição, a procissão do fogaréu é um momento único de devoção, por isso, estamos na luta pelo seu reconhecimento como Patrimônio Imaterial da Bahia”, ressalta o deputado Gika.

VIA-SACRA AO MONTE GUARANI

Outra tradição bastante esperada pelos serrinhenses e turistas é a subida ao monte Guarani para a Via-sacra, na sexta-feira Santa, às 06 da manhã, milhares de fies sobem ao Monte em penitência, ao chegar ao alto, de onde se tem a vista de toda a cidade, está o Cruzeiro, onde os fiéis acendem velas e fazem suas orações. 


Da Assessoria de Comunicação do Deputado estadual Gika Lopes (PT)

Nenhum comentário: